Orçamento GRÁTIS!
Há vários motivos que fazem uma Air Fryer não esquentar, então, antes de se desesperar é importante verificar alguns pontos pois pode ser que a sua Air Fryer não esteja com defeito.
Quando uma Air Fryer não esquenta a causa pode estar relacionada à própria Air Fryer, isto é, algum defeito ou então pode ser o uso incorreto da mesma. Desta forma, partimos para uma análise em dois grupos:
Uso incorreto;
Defeito na Air Fryer.
Precisamos analisar estes dois grupos separadamente. Assim, ficará muito mais fácil entender e descobrir a causa do problema.
Contudo, antes de analisarmos os dois grupos, vamos entender como funciona a Air Fryer. Isso porque toda a análise depende da compreensão correta do funcionamento da Air Fryer. Sabendo como funciona Air Fryer passamos a entender o motivo real da falha e chegamos rapidamente a causa do problema.
A Air Fryer basicamente é composta por um elemento de aquecimento e outro de ventilação. O primeiro é uma resistência elétrica de forma helicoidal, semelhante a um ebulidor portátil que usamos para ferver a água. É conhecida como: resistência fritadeira.
Já o segundo, se trata de um motor elétrico que possui hélices de metal muito parecido com um ventilador de mesa. É conhecido como motor fritadeira.
Resistência fritadeira
Motor fritadeira
Quando ligamos a Air Fryer o motor liga e joga o ar em cima da resistência que por sua vez está aquecendo. Desta forma, o ar quente entre em contato com o alimento e começa a fritá-lo. O fluxo do ar acontece da seguinte forma: o ar é sugado pela parte superior da Air Fryer e passa pela resistência vai até a cesta e retorna para parte de trás da Air Fryer onde é expelido para fora.
Animação mostrando como funciona a Air Fryer.
Existem dois componentes na Air Fryer que fazem o controle, o primeiro chamado temporizador ou timer, serve para controlar o tempo em que a Air Fryer ficará ligada. Já o segundo, chamado controlador de temperatura, também conhecido como termostato, serve para controlar a temperatura. Abaixo temos os dois componentes.
Timer Air Fryer
Termostado
Desta forma o timer mantém o motor ligado direto durante todo o tempo que estiver ligado, tempo este que nós definimos ao rodar o timer no sentido horário. Já a temperatura, ficará em torno da ajustada por nós através do termostado que ficará ligando e desligando a resistência elétrica (elemento de aquecimento).
Há mais alguns componentes que são utilizados para segurança e proteção do usuário e da Air Fryer, caso o controle apresente falha. Trata-se de componentes com características especiais que além de detectar picos de corrente elétrica, também são sensíveis a temperatura.
Desta forma, todos estes componentes trabalham juntos para manter o funcionamento normal e seguro da Air Fryer.
Existem dois tipos de Air Fryers, a mecânica no qual utiliza-se o timer e o termostato e a air fryer digital. Esta utiliza-se placas eletrônicas e sensores eletrônicos para fazer o controle, mas os elementos de aquecimento e motor são os mesmos.
Analógica
Eletrônica
Agora que você já sabe como funciona a Air Fryer, vamos analisar os dois grupos de defeitos.
Toda Air Fryer é fabricada para uso doméstico, isso significa que deve ser utilizada somente em casa. Não se deve usar a Air Fryer para fins comerciais, como por exemplo em bares ou restaurantes para fazer porções ou outros preparos.
A Air Fryer deve ser utilizada por um tempo de um preparo que pode ser de 20, 30 ou até 60 minutos e depois permanecer desligada para esfriar. Não se deve usar a Air Fryer continuamente, fazendo preparos um atrás do outro. Isso pode danificar a Air Fryer.
Após o uso é muito importante limpar toda a Air Fryer para evitar que a sujeira torna-se um problema, além do mais não é nem um pouco higiênico guardar louças sujas... Consulte o manual do produto para verificar o processo de limpeza.
Se você usou sua Air Fryer de forma correta, e mesmo assim a air fryer não esquenta, siga os passos abaixo:
Verifique se há energia elétrica na tomada, para isso, você pode pegar outro eletro e ligá-lo na tomada. Se o eletro funcionar significa que a tomada está boa, então o problema é na air fryer. Agora, se o eletro que você pegou como teste não funcionar, então a tomada está ruim. Desta forma, ligue a Air Fryer em outra tomada.
Se a tomada estiver boa e a air fryer não esquenta, verifique se a tensão elétrica da Air Fryer é compatível com a tensão elétrica da tomada. Para isso, basta olhar na etiqueta de identificação da Air Fryer que normalmente fica em baixo dela. Na etiqueta consta todos os dados da Air Fryer, como modelo, número de série e tensão elétrica em volts. No Brasil só há dois tipos de tensão elétrica: 127 Volts ou 220 Volts.
A Tensão da Air Fryer tem que ser igual ao da tomada, caso não saiba qual a tensão da tomada, chame um eletricista para verificar. Se a tensão da tomada for 127 Volts e da Air Fryer for 220 Volts, ela irá ligar porém não vai esquentar. Agora, se for o contrário, isto é, a tomada 220 Volts e a Air Fryer 127 Volts, sua Air Fryer pode queimar.
Sempre use a tomada compatível, ou seja, se sua Air Fryer for 127 Volts a tomada deverá ser 127 Volts. Se for 220 Volts, então a tomada deve ser de 220 Volts.
Caso nenhum desses passos tenham resolvido o problema e sua air fryer não esquenta, então será necessário procurar uma assistência técnica qualificada para fazer uma análise mais profunda pois neste caso pode ser que algum componente do controle está danificado ou até mesmo o elemento de aquecimento tenha queimado.
Você viu que são muitos componentes e todos precisam trabalhar juntos para garantir o bom funcionamento da Air Fryer e a sua segurança. Por isso, é muito importante encontrar uma assistência técnica qualificada.
Atenção, não tente consertar sua air fryer sem o conhecimento específico para isso. Eletricidade não é brincadeira! Veja no vídeo abaixo dois experimentos que mostram que a eletricidade se manipulada de forma errada pode causar danos como incêndios e explosões.
Não sabe onde consertar sua Air Fryer? Clique no botão abaixo, podemos te ajudar com isso.